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domingo, 22 de janeiro de 2012

Porque as pessoas desistem da academia?



O início do ano é uma época em que todo mundo, de uma forma ou de outra faz planos, entre eles o de voltar a fazer exercício físico que sem dúvida nenhuma o melhor lugar ainda é os espaços próprios como as academias de ginástica.
Lá, espera-se encontrar atividades variadas, equipamentos modernos e eficientes, profissionais habilitados e competentes, áreas arejadas e limpas, estacionamento fácil, preço compatível e principalmente bom atendimento.

Qualquer pessoa ao tomar uma atitude como a de fazer atividade física envolve um fator primordial que é a motivação vinda de dentro (intrínseca) e a influência externa (extrínseca). Para que haja sucesso os dois componentes devem se completar. Ou seja, o sujeito que faz a matrícula numa academia já recebeu a primeira dose de motivação simplesmente porque ninguém foi lá na casa dele busca-lo. Logo, todo matriculado é um cliente com potencial para permanecer por muito tempo. A partir daí passa a contar a influência externa de como esse cliente vai ser tratado e quais são os artifícios que os profissionais irão usar para ele não desistir a começar pela secretaria. A arte de conquistar clientes deve ser treinada. Ele quer receber todas as informações verdadeiras. Não adianta “enfeitar o pavão” prometendo “mundos e fundos” porque a verdade aparece muito rápido. Depois de conhecer a academia é hora das avaliações funcionais. A verdade deve ser dita sem promessas de milagre. Algumas pessoas têm mais dificuldades de emagrecer e/ou ganhar massa muscular e outras não. Se o cliente vem com uma fantasia corporal criada pela mídia que ele não pode alcançar isso, com muito jeito deve ser dito já na avaliação. Um profissional que faz várias avaliações todos os dias tem essa habilidade além saber incrementar outro fator extrínseco que é a meta viável que o cliente deve perseguir na academia coerente com as intenções, interesses e motivos que o levaram para lá.


Em seguida é hora da ação. A atividade física deve ser sugerida de acordo com o perfil, a personalidade e gosto do cliente. Por exemplo, um sujeito muito ativo, irrequieto e comunicativo pode ser encaminhado para as atividades coletivas como a ginástica localizada, o jump, o ciclismo indoor ou mesmo as danças que têm um forte apelo social. Já o quieto, tímido e inibido pode ir para a musculação. O importante é despertar o prazer de fazer a atividade física sedimentando ainda mais a motivação que ele já trouxe de casa. Fazendo uma analogia com o namoro, no começo a gente só vê as qualidades.

O reconhecimento social, os elogios certos nos momentos oportunos e a premiação fazem parte da motivação externa. Ou seja, o resultado esperado começa a aparecer, mas de uma forma natural sem “puxa-saquismo”. O cliente não é burro e não adianta dizer para ele uma coisa que não é real. Cada desilusão pode levá-lo pouco a pouco à desmotivação. Também como no namoro a cada mentira ou enrolação a relação vai esfriando. 

A permanência do cliente dentro da academia depende de vários fatores, mas o que pesa mais ainda é o professor da atividade escolhida. É dele a tarefa de mantê-lo motivado estabelecendo um vínculo cada vez mais forte com as metas pessoais que são refeitas a cada nova conquista. Com isso cria-se a empatia e uma espécie de dependência entre professor o programa e o cliente.
Por conta disso, é de se esperar que rotatividade de professor também gere rotatividade de clientes. Empresários sem capacidade de manter seus professores não conseguem fidelizar clientes. São os que pagam pouco, atrasam pagamento, não oferecem um plano de carreira atrelado a cursos completados pelos professores, elogiam pouco, dão broncas demais, insistem em explorar mão de obra barata trocando constantemente sua equipe, não ouve os funcionários entre outros desmandos. Aí reclama do cliente.

Sinta o clima do lugar. Observe a maneira como os funcionários tratam seus clientes. Verifique como os professores atuam, sua formação e suas qualificações.


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